VII Desafio de MTB

Corrida

VII Desafio de MTB | Teófilo Otoni - MG

Rua Doutor Manoel Esteves, 353, Centro, Teófilo Otoni - MG, 39800-090

Descrição de Evento

 REGULAMENTO OFICIAL
VII- DESAFIO DE MTB – VOLTA DA BARRAGEM 2025
1. DATA DO EVENTO: 27 de Abril de 2025, domingo.
2. LARGADA: 08:00h00min da manhã
3. LOCAL: RanchU Bar
4. REALIZAÇÃO: Expresso SCHUTT
5. MODALIDADE: MTB
6. ETAPA ÚNICA E DISTÂNCIAS APROXIMADAS: 35 KM
7. INSCRIÇÕES:Pelo site www.extremeinscricoes.com.br (NÃO SERÃO
REALIZADAS INSCRIÇÕES NO DIA DO EVENTO)
8. VALOR DAS INSCRICOES: 70,00 +TAXA
10. PREMIAÇÕES: Dinheiro, Troféus, Medalhas e Brindes
11. VEÍCULO DE APOIO: Sempre atrás do último participante
12. RETIRADA DOS KITS / CAFÉ DA MANHÃ: 26 de Abril das 15:00h ás 17:00h e
27 de Abril das 06:00h ás 07:00h de 2025, domingo.
Ranchu Bar (De frente ao laboratório da Unimed )
PERCURSO: (27,50 KM ALTIMETRIA 664M)
1. O percurso da prova passa por todo o tipo de via, como estradas de terra com chão
batido, trilhas naturais, propriedades particulares, prevalecendo às leis de trânsito do
Código de Trânsito Brasileiro, quando em vias públicas.
2. Os ciclistas terão de superar seus limites e habilidades por estradas de terra e trilhas em
uma região montanhosa e também deve levar seu próprio suporte técnico, que inclui
ferramentas, câmara de ar e bolsas de hidratação.
3. Os trajetos serão sinalizados e demarcados com cal, fitas, placas e quando necessário
contarão com pessoas de apoio ao longo do trajeto.
HIDRATAÇÃO
1. Serão fornecidas sacolas de água e serão entregues fechados, nos pontos de hidratação
definidos pela organização, TOPO DO MORRO DA COPASA E NO TOPO DOS 3
PICOS.
2. Contudo é de responsabilidade de todos os inscritos levarem squeeze (garrafa de água)
ou mochila de hidratação e manter-se hidratado durante a realização dos percursos.
CAFÉ DA MANHÃ
1. Servido para os atletas inscritos no evento. Ranchu Bar (De frente ao laboratório da
Unimed )
OBEDIÊNCIAS ÀS LEIS DE TRÂNSITO
1. Todos os regulamentos de trânsito regulares devem ser observados na integra e em
todos os momentos durante a realização da prova.
2. Conforme o disposto no Código Brasileiro de Trânsito, Lei nº 9.503 de 23/09/1997, no
Capítulo III Artigo nº 29 inciso I que diz: “I - a circulação far-se-á pelo lado direito da
via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas;”.
3. Como referência para consulta, no que tange aos deveres e obrigações, está no próprio
Código de Trânsito Brasileiro e nos sites de pesquisa da internet e neste documento, com
maiores esclarecimentos.
VISTORIAS FEITAS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA
1. O atleta que não estiver com a placa de numeral devidamente instalada exigido pela
organização será impedido de alinhar para a largada até sua devida regularização com a
organização da prova.
2. Fiscalização com adesivos no MORRO DOS TRÊS PICOS. ( OBRIGATÓRIO )
3. Fiscalização com balança digital para a CATEGORIA DE PESO PESADO (
OBRIGATÓRIO ) +100kg
4. E serão também verificados pela organização os equipamentos de segurança
mencionados neste regulamento.
LARGADA
1. A largada será lançada, com auxílio de batedores desse modo que os atletas deverão
permanecer atrás dos mesmos e aguardar a liberação da largada oficial.
2. Os locais, bem como horários da largada serão amplamente divulgados pela
organização, sendo de responsabilidade dos participantes estarem no local e hora
determinados sem nenhum custo ou ônus para os organizadores.
3. A organização da prova tem o direito de alterar o percurso a qualquer momento sem
aviso prévio, seja por questões de segurança ou qualquer tipo de indisponibilidade
apresentada.
4. Hávera seguro contra acidentes pessoais.
5. ATENÇÃO: As estradas e trilhas não estarão fechadas ao trânsito, exigindo total
atenção dos atletas durante o percurso, mantendo se sempre a direita da via pública.
A CHEGADA
1. A chegada oficial (final) será divulgada pela organização horas antes da largada.
2. No local de chegada poderá ter um afunilamento da pista com utilização de gradis
/cones e uma placa com a palavra “CHEGADA”.
3. Haverá um portal com o equipamento de cronometragem da corrida;
4. O atleta deverá estar com sua placa de identificação na chegada. Se estiver sem a placa
de identificação, não terá seu tempo registrado e estará automaticamente desclassificado.
5. Os locais de chegada podem, em muitas das vezes, ser em locais públicos de grande
concentração de pessoas, nestes casos os atletas devem transitar em velocidade
compatível e respeitar as leis de trânsito.
EQUIPAMENTOS
1. É obrigatório o uso de capacete afivelado, luvas e demais equipamentos de proteção
inerentes à prática do Mountain Bike. Atletas que desobedecerem a essa recomendação
serão desclassificados e impedidos de efetuar a largada nas categorias de competição.
2. A organização não se responsabiliza por danos materiais que venham a ocorrer por
acidentes, mau uso e roubo.
3. A responsabilidade pela guarda e manutenção da bicicleta será de responsabilidade do
atleta, assim como o uso adequado e responsável da mesma durante a prova.
4. Indica-se levar ferramentas, squeeze (garrafa de água) ou mochila de hidratação,
câmaras de ar e bomba.
5. Recomenda-se portar dinheiro para consumo no comércio local e celular em caso de
algum imprevisto.
PLACAS NUMÉRICAS
1. Todos os atletas da competição que se inscreverem na prova receberão uma PLACA
com numeral de identificação e um chip acoplado, que será colocada na frente da bike.
2. O Atleta que perder a placa poderá ser desclassificado.
INSCRIÇÕES:
1. Para realizar a inscrição o atleta deverá entrar no site www.extremeinscricoes.com.br
VALOR DA INSCRIÇÃO: 70,00 + TAXA
2. A INSCRIÇÃO: no período de 07 de Março de 2024 até as 20h do dia 20 de Abril de
2025.
3. A inscrição é pessoal e intransferível.
4. Em caso de troca de categorias, assim como qualquer alteração na inscrição poderão
ser solicitadas até 10 dias antes do evento (20 de ABRIL de 2025), onde serão avaliadas
e aprovadas ou não pela organização em até 48 horas. Após este prazo não será possível
qualquer modificação.
5. As inscrições são individuais para todos os atletas participantes.
_ Contatos da Organização do Evento: Celulares e WhatsApp.
1. JULIMAR SCHUTT (33)98801-4901
Para maiores informações, dúvidas e etc., entrar em contato direto com organização do
evento.
RETIRADA DA PLACA DE NUMERAÇÃO NO DIA DO EVENTO.
1. Na retirada da placa e assinatura do termo de responsabilidade, o inscrito deverá
apresentar documento original com foto (identidade ou CNH) e comprovante de inscrição.
PREMIAÇÃO:
_ Descrição das premiações por categoria: O pódio será composto por 5 (cinco) atletas
de acordo com a ordem de chegada.
CATEGORIAS DO PERCURSO
SUB 30 (18 a 29 anos) MASC
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
SUB 40 (30 a 39 anos) MASC
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
SUB 50 (40 a 49 anos) MASC
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
SUB 60 (50 a 59 anos) MASC
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
OVER 60 (60 a 99 anos) MASC
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
PESO PESADO ( +100 KG) MASC
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
PNE MASC
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
E-BIKE
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
CATEGORIA FEMININO CATEGORIA FEMININO
SUB 30 (18 a 29 anos) FEM
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
SUB 40 (30 a 39 anos) FEM
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
SUB 50 (40 a 49 anos) FEM
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
OVER 50 (50 a 99 anos) FEM
1º colocado – 200,00 + troféu+ medalha
2º colocado – troféu + medalha
3º colocado – troféu + medalha
4º colocado – troféu + medalha
5º colocado – troféu + medalha
OBS: Caso ocorra uma demanda maior de participantes, poderemos subdividir as
categorias. IDADE DE CADA CATEGORIA É CONSIDERADO O ANO DE
NASCIMENTO – 31/12/2025
MEDALHAS DE PARTICIPAÇÃO: Serão entregues para todos os atletas
(independente da categoria ou do percurso) que concluírem o percurso.
DOS RESULTADOS: A divulgação dos resultados será anunciada através de lista
disponibilizada pela organização do evento no QR CODE DA SUA PLACA DE
IDENTIFICAÇÃO.
SEGURANÇA:
1. Em caso de emergência, avisar o apoio mais próximo e acionar o resgate.
2. Devido ao difícil acesso de alguns trechos do circuito, a equipe de resgate do Evento
utilizará dos meios de transporte disponíveis, os quais possuem limitações quanto à
velocidade e progressão.
3. Nos trechos mais perigosos dos percursos a Organização deixará placas de sinalização
e Comissários indicando para a diminuição da velocidade e cuidado com o terreno.
4. O atleta deverá atender às sinalizações durante toda a prova e respeitar os avisos da
organização.
5. Atletas que não estiverem oficialmente inscritos no evento não terão direito a nenhuma
estrutura oferecida pela organização (hidratação, socorro médico e outros serviços).
6. Caso esses atletas causem qualquer transtorno durante a prova, ou coloque em risco a
vida dos competidores, a Organização tomará as medidas jurídicas cabíveis.
7. O ATLETA NÃO INSCRITO, FICARÁ PROIBIDO DA ENTRADA EM ÁREAS
PARTICULARES, BEM COMO TODOS OS BENEFICIOS A SEREM OBTIDOS
PELOS DEVIDAMENTE INSCRITOS.
CORTES E ENCERRAMENTO DA PROVA
Por motivos de segurança, e para que a organização possa dar auxílio e atendimento de
qualidade a todos os competidores, a organização estabelecerá horários de corte de
03h:00m, encerrando os trabalhos dos fiscais de acordo com a programação.
Os ciclistas/bikers que ainda estiverem no percurso deverão obrigatoriamente seguir as
instruções dos fiscais e/ou serem conduzidos até a chegada pelos veículos da organização.
Os atletas que se recusarem a seguir as instruções dos Comissários da prova e horários
de corte estarão automaticamente desobrigando a organização prestar qualquer tipo de
assistência.
O tempo limite de prova será de 3h:00m, após este limite a cronometragem não
registrará mais os tempos e a prova será dada como encerrada.
CANCELAMENTO DA PROVA
_ Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior (morte, acidente,
condições meteorológicas, etc.), os organizadores estarão isentos de qualquer tipo de
indenização.
_ Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior (morte, acidente,
condições meteorológicas, etc.), os organizadores devolverão para os atletas já inscritos
o valor pago pela inscrição.
RESPONSABILIDADES:
1. Todos os participantes menores de idade deverão estar com os pais ou algum
responsável no momento da inscrição sendo este responsável por autorizar o menor a
participar do evento com a apresentação do documento de identificação.
2. O termo de responsabilidade será divulgado pela organização do evento através das
redes sociais.
3. O competidor ao se inscrever no VII – DESAFIO DA BARRAGEM 2025 por livre e
espontânea vontade atesta automaticamente que leu e está de acordo com o seu
regulamento.
4. Está ciente de que esta competição é um esporte de risco.
5. Atesta que está clinicamente em condições de saúde e devidamente treinado.
6. Concorda em observar qualquer decisão oficial da corrida relativa à possibilidade de
terminá-la seguramente.
7. Assume todos os riscos em participar da prova, inclusive os relativos a quedas, contatos
com outros participantes, assalto, efeitos do clima, incluindo alto calor e/ou umidade,
condições do circuito e do tráfego.
8. Tendo em lista está renúncia de direitos e conhecendo todos estes fatos já citados, aceita
a inscrição e isenta os organizadores, todos seus Parceiros, Patrocinadores, Apoiadores,
seus Representantes ou sucessores de todas as reclamações ou responsabilidades por
qualquer fato que coloque fora da participação desta prova e concede permissão à
organização do evento supracitado, para que utilize sua imagem em fotos, filmes,
gravações, etc. para divulgação que mostre a sua participação.
REGRAS E PUNIÇÕES:
1. O não cumprimento das regras deste regulamento eximirá por completo, quer seja,
civil, criminalmente a organização do VII- VOLTA DA BARRAGEM/MG de todo e
quaisquer acidentes ou dano causado ao patrimônio público ou privado incluindo danos
morais eventualmente causados ou reclamados pelos participantes ou a terceiros.
2. Instruções da Organização devem ser rigorosamente respeitadas e cumpridas em sua
integra.
3. O Atleta poderá ser desclassificado sem aviso prévio pela Organização caso
desobedeça à orientação dos Organizadores.
4. Fica proibida a troca da bike/bicicleta durante a prova.
5. Fica proibida a troca de percurso (inscrição) durante o percurso.
6. A organização não se responsabiliza por objetos dos atletas esquecidos e/ou deixados
sob a responsabilidade dos comissários ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento.
7. É expressamente proibida a utilização de armas, facas ou material contundente no
evento.
O ATLETA SERÁ DESCLASSIFICADO DA COMPETIÇÃO CASO:
1. Seja flagrado jogando lixo de qualquer espécie na mata ou em áreas públicas.
2. Receba qualquer ajuda fora da área de apoio delimitada pela Organização;
3. Seja resgatado durante a prova;
4. Prestar informações falsas na ficha de inscrição;
5. Caso o atleta queira reclamar sobre o resultado da prova e se ache prejudicado com
relação ao mesmo, deverá abrir recurso para a avaliação do caso.
QUESTÕES MÉDICAS E DE ATENDIMENTO:
1. É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico para a assistência e
cobertura financeira em caso de acidente;
2. As equipes de apoio (Policia Militar, Ambulância, guarda municipal etc.) da
organização que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e
encaminhamento do acidentado para um hospital mais próximo;
3. A partir daí a organização não se responsabilizará mais pelo mesmo;
4. Todas as despesas médico-hospitalares correrão por conta do ATLETA acidentado;
TERMO DE RESPONSABILIDADE: Todos os participantes ao se inscreverem
estarão automaticamente concordando com todas as os itens acima descritos e assinando
o termo de responsabilidade na última página;
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO:
1. Caso o atleta não estiver presente no momento em que for chamado o seu nome para
receber a premiação, esse atleta perderá a sua premiação na prova em questão, sendo o 1º
da lista de espera a receber o prêmio;
2. Não será permitida a representação (por terceiros) na cerimônia de premiação;
3. Somente em caso de força maior (morte ou acidente) a organização irá permitir que o
atleta no dia seja, representado (por terceiros) para receber a sua premiação;
ADENDOS:
1. A organização poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do evento, incluir ou
alterar este regulamento, total ou parcialmente. Neste caso, as informações a respeito das
alterações serão disponibilizadas no site oficial do evento;
2. As dúvidas ou omissões deste regulamento serão analisadas e julgadas pela Comissão
Organizadora de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões;
3. Ao se inscrever, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos
deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as
decisões da organização.
TEÓFILO OTONI(MG), 07 de MARÇO de 2025

Inscrições