5º ETAPA SIND DE TREKKING

Corrida

5º ETAPA SIND DE TREKKING | Teófilo Otoni - MG

Av.Floriano Peixoto 1744, 1744, VILA Santa clara, Teófilo Otoni - MG, 39802-050

Descrição de Evento

Circuito de Trekking de Regularidade e Aventura

2024

 

Trekking de Regularidade e Aventura. Artigo 1 – Definição

O Trekking de Regularidade e aventura (ou Enduro a Pé) é uma prova cujo objetivo é percorrer a pé um trajeto específico dentro de velocidades médias e somatórias, condições estabelecidas pelo organizador da prova.

  1. Circuito de Trekking de Regularidade e aventura formado por equipes compostas de competidores respeitando o limite mínimo de sete integrantes e no máximo doze, tendo por obrigatoriedade três integrantes femininas. Em caso de descumprimento, a equipe sofrerá penalidade de pontos.
    1. Saída e chegada em locais pré-determinados pela Organização.
    2. O local escolhido para a realização das provas visa trazer belezas naturais, mata, trilhas, rios, etc. Existindo também a possibilidade de acontecer uma prova urbana, onde pode se encontrar mata etc. Porém, nem sempre esses locais oferecem boa infra-estrutura como restaurante, chuveiros, lanchonetes etc. Portanto, pedimos a compreensão dos participantes.
    3. Promoção: EXTREME EVENTOS ESPORTIVOS
    4. Direção: –William Langholz e Priscila Puttim.
    5. Categorias

      1. A prova será disputada em uma (1 ) categoria principal do esporte, mas poderá contemplar outra com a evolução das etapas 2024.
      2. O número máximo de inscrições será de 30 (Trinta) equipes. A organização poderá aumentar ou diminuir o número de equipes de acordo com seus critérios de segurança e estrutura.

Artigo 2 – Percurso

  1. Estradas pavimentadas, secundárias, privadas ou abandonadas, trilhas fechadas, rios, lagos, subidas e descidas de dificuldade baixa, média ou alta, dependendo do peso da etapa.
    1. As etapas que tiverem peso maior serão comunicadas com antecedência através de redes sociais.

Artigo 3 – Trechos da Prova

  1. Regularidade / Velocidade: São trechos representados por números, indicando a velocidade média a ser mantida, em Metros por Minuto ou Quilômetros por Hora.
    1. Deslocamentos: São trechos identificados na planilha. Serve para travessia de rios, lagos, atoleiros, trânsito, etc, onde não haverá média de velocidade imposta e sim, um tempo pré- determinado para essa travessia. Esse tempo é identificado na planilha por: hora e/ou minutos.


 

OBS: Não serão contabilizados os segundos exceto para provas de aventuras e de provas de velocidades.

  1. Neutralizados: São trechos de parada, onde a Equipe tem um tempo estipulado para descanso, lanche etc. Esse tempo é identificado na planilha por: hora e/ou minutos
    1. Provas Especiais (aventuras): São provas do tipo - travessia de barco, bóia, tirolesa, rapel, plantio de árvores, provas de degustação, de alvos, de habilidades motoras em geral,etc. Artigo 4 – Inscrições
    2. As inscrições serão feitas via formulário.
    3. O valor da inscrição será de acordo com as despesas até 30 equipes, a partir disso poderá ter reajustes financeiros. A efetivação da inscrição fora do prazo máximo estabelecido por etapa sofrerá reajuste financeiro.
      1. Para ter sua inscrição e seu horário de largada garantido, a equipe deverá efetuar o pagamento para o diretor financeiro (william).
      2. É muito importante a confirmação antecipada das Equipes, com seus integrantes, para que a Organização possa ter um maior controle na quantidade de lanches, água, planilhas etc, visando não faltar esses itens para os participantes.
      3. Se no dia da prova a Equipe comparecer com mais integrantes do que o declarado, não será permitido à participação mesmo.
      4. A Equipe que não efetuar o pagamento antecipado, não terá sua inscrição, e nem seu horário de largados garantidos.
      5. Uma vez realizado o pagamento da inscrição do participante, a organização não fará devolução do valor pago caso haja desistência de participação no evento.
      6. Ao enviar a ficha de inscrição para a organização, a Equipe terá sua inscrição registrada.
    4. O ato (assinatura) da inscrição para prova caracteriza a declaração do concorrente (líder da Equipe) e seus responsáveis legais assumindo todos os riscos da mesma, consigo ou outrem, isentando organizadores e patrocinadores de quaisquer acidentes, independentemente do tipo ou natureza que possa ocorrer antes, durante ou depois da prova.
    5. O termo de responsabilidade e cessão de direitos (= ”de acordo”), parte integrante da ficha de inscrição e sem o qual não será aceita a participação de qualquer pessoa, deve ser assinado por todos os integrantes da equipe, obrigatoriamente.
    6. A organização poderá, a qualquer tempo, não aceitar mais a participação de equipes que promovam desordem, provoquem brigas, tumultos ou atos deliberados que denigra o esporte, o evento, qualquer pessoa do staff ou de equipe participante ou a parceiros e patrocinadores.
    7. Serão confeccionadas camisas do evento, se o valor das cotas de patrocínios cobrirem os gastos, ou se o número de inscritos for o suficiente para cobrir todos os gastos envolvidos na organização do evento.
    8. Cada equipe largara com no mínimo 7 integrantes, sendo três mulheres. Abaixo disso a equipe largara com atraso e como punição.
    9. As equipes poderão trocar membros durante o circuito. ( Haverá multa financeira determinada pela organização).
    10. A equipe que não participar da etapa, não ganhará pontuação e para seu retorno caberá multa no valor de R$50,00 para a equipe.

Artigo 5 – Idades

  1. A idade mínima sugerida para participação é de 18 anos completos.


 

  1. Integrante com até 16 anos completos poderá participar com um responsável legal, assinado o terno de permissão e responsabilidade.

Artigo 6 – Ordem / Horário de Largada

  1. A largada obedecerá a um intervalo de um tempo mínimo entre as equipes.
    1. O horário de largada da primeira Equipe, será definido e divulgado pela organização, obedecendo à seqüência de chegada das inscrições ou outro critério da organização que deverá ser avisado com antecedência.
    2. O comparecimento do participante deve ocorrer até 01h00m00s de antecedência ao seu horário ideal de largada.
    3. O intervalo de largada entre as Equipes será determinado pela Organização e PODERÁ mudar a cada prova. Geralmente ocorre a cada 2 minutos.
    4. Caso uma Equipe perca seu horário de largada, é de responsabilidade da própria equipe correr atrás do prejuízo.
    5. A Ordem de largada das Equipes será em ordem numérica: 01, 02, 03 e assim, sucessivamente.
    6. O horário de largada de cada equipe será automático, ficando sob a responsabilidade de cada a largar em seu Horário Ideal, havendo ou não PC de controle.
    7. O Horário de Largada de cada Equipe, estará fixada junto ao Chek-In e no dia anterior a prova. É de responsabilidade das mesmas confirmar seu Horário de Largada.
      1. Não serão aceitos recursos referentes ao item 6.8.
    8. Não será permitida a permuta de ordem de largada entre as Equipes, sob pena de imediata desclassificação de ambas as equipes.

Artigo 7 – Premiação

  1. Será definido e divulgado pela Organização.
    1. Serão entregues Troféus - 1(Um) para cada Equipe - no mínimo até o 5º(Quinto) colocado.
    2. Fica a critério da Organização efetuar sorteios ou distribuição de brindes na prova.
    3. No caso de sorteio, cada integrante terá seu número de inscrição de identificação para o sorteio.

Parágrafo Único: Os Organizadores da prova são as únicas autoridades que permitem qualquer tipo de publicidade com respeito à prova. Os concorrentes, membros da Organização, todos os demais participantes e/ou envolvidos com o evento autorizam o uso de sua imagem cinética e eletrônica para fins comerciais, editoriais, promocionais e publicitários.

Artigo 8 – Autoridades da Prova

  1. Constituição:
    1. O membro da Direção William Langhloz será autoridade máxima na direção de provas. Parágrafo Único: Toda pessoa, ao se inscrever na prova, declara obrigatoriamente conhecer o regulamento e a ele submeter-se. Declara também aceitar a impossibilidade de recorrer a qualquer outro júri, esportivo, civil ou criminal por mais privilegiado que seja.

Artigo 9 – Comissão da Prova

9.1 A Organização do Evento formará uma Comissão Especial de 3(Três) pessoas.

Artigo 10 – Recursos

  1. Cabe somente a Equipe participante o direito de recurso à Direção da Prova.
    1. Qualquer Equipe que se julgar prejudicada, terá o direito a apresentar recursos individuais POR ESCRITO, que serão encaminhados ao Diretor de Prova e julgados pelos Comissários


 

Desportivos com a maior brevidade possível. Enquanto o recurso não for julgado, não serão entregues os prêmios, nem oficializado o resultado.

  1. Ficará a critério da Organização decidir se os recursos individuais POR ESCRITO deverão ou não ser acompanhados de um valor em dinheiro (R$) e divulgar esse valor.
    1. Tendo o recurso valor em dinheiro (R$) e no caso de procedência do mesmo, o valor será devolvido à Equipe.
    2. Protestos e ou recursos deverão ser apresentados dentro dos seguintes prazos:
  2. Ficha Técnica / Planilha: até 15(Quinze) minutos após o horário de chegada da Equipe.
  3. Performance: até 15(Quinze) minutos após a divulgação da mesma.
  4. Resultados: até 10 (Dez) minutos após a divulgação do mesmo.
  5. Durante os prazos acima, o Diretor de Prova e/ou Comissários Desportivos deverão estar presentes no local dos respectivos eventos, à disposição dos concorrentes para recebimento de protestos, reclamações e/ou recursos.
    1. Protestos e/ou recursos referentes à PCs (Postos de Cronometragem) darão direito a Equipe reclamante de verificação da listagem de passagem, juntamente com o Diretor de Prova e/ou dos Comissários Desportivos.
    2. Após a divulgação do Resultado será aguardado, impreterivelmente, 10(Dez) minutos para a entrega oficial dos prêmios e, se nesse prazo, nenhuma Equipe se manifestar contrária a essa divulgação, será oficializada as Equipes vencedoras.
    3. Em hipótese alguma, serão aceitos recursos após a divulgação oficial dos resultados.
    4. A divulgação do resultado faz parte da prova, sendo assim, a Equipe que se ausentar antes dessa divulgação, não terá direito a recursos posteriores.

Artigo 11 – Planilha de Roteiro

  1. As planilhas de navegação (“mapa” do percurso) serão fornecidas no Check-In, no início da prova ou disponibilizadas via redes sociais para ser baixada e impressa pelo participante.

    1. Cada Equipe receberá no mínimo 2(duas) planilhas idênticas contendo o roteiro, velocidades e distâncias a serem seguidas em preto e branco. A Equipe que achar necessário mais planilhas, poderá adquiri-las ao preço de R$10,00 reais.
    2. Cada líder de Equipe deverá conferi, assinar e preencher a ficha do PC.
    3. É de responsabilidade das Equipes a conferência do número e seqüência de páginas da planilha, antes de sua largada.
    4. A simbologia da planilha deverá ser simples e clara, procurando mostrar apenas o necessário à identificação do roteiro.

    11. 6 Os símbolos utilizados na planilha serão todos especificados na contra-capa da planilha

    1. No símbolo usado, a "bolinha" (que indica o local de onde a Equipe está vindo) deverá estar sempre na posição inferior do retângulo. O sentido do desenho será sempre de baixo para cima. O quadrado o local exato de medição de uma referência para outra e a seta a direção a ser seguida.
    2. Os ângulos da simbologia deverão apresentar com a melhor fidelidade possível, os reais ângulos das encruzilhadas e bifurcações.
    3. Na primeira coluna, na parte inferior, poderão constar observações, chamando a atenção para locais perigosos (cova, barranco, pedra, rio fundo etc) e também o grau a ser seguido se preciso, quando exigir o uso de bússola.
    4. Nem sempre um trecho poderá começar na metragem 0(Zero), ele poderá ter a


 

seqüência de metragem do (s) trecho (s) anterior (es).

  1. Poderá ser exigido durante o percurso o uso de bússola em alguma etapa desde que seja previamente informada pela organização.

Artigo 12 – Posto de Controle / Cronometragem (PC)

  1. A cronometragem será feita com base em um tempo padrão (Hora Oficial – Hora/minutos/segundos), fornecida pela Organização da Prova pelo menos 30(Trinta) minutos antes da largada da primeira Equipe. E de responsabilidade da equipe aferir seu relógio com a HORA OFICIAL da organização.

    1. Os PCs (Postos de Controle / Cronometragem) serão secretos e colocados em pontos aleatórios, podendo estar ou não nas referências e em ordem numérica.
    2. Todos os PCs poderão penalizar as Equipes, caso as mesmas infrinjam o regulamento.
    3. A autoridade do PC é inquestionável.
    4. Ao avistar um PC, a Equipe deverá seguir normalmente, respeitando, se houver, a fila de passagem, caso haja equipe (s) a sua frente ou ultrapassando-a (s) só se claramente autorizada por esta (s)..
    5. Somente o líder da equipe deverá dirigir-se até o PC para que seja registrado o tempo da Equipe.
    6. Se TODOS os integrantes dirigirem-se até o PC, o mesmo poderá penalizar a Equipe.
    7. Poderá haver PC duplo, em que a Equipe realmente deverá passar duas vezes por esse mesmo PC ficando a critério da Organização se valerá o primeiro, segundo ou os dois tempos registrados nesse PC.
    8. Os PCs se posicionarão no mínimo, 10(Dez) minutos antes do Horário Ideal da primeira Equipe e ficarão até 10(Dez) minutos após o tempo de ideal de passagem da última Equipe ou após a passagem do Resgate (Limpa Trilha).

    Obs.: Em caso de pane no relógio do posto de controle, o mesmo (o PC), será cancelado.

Artigo 13 – Contagem de Pontos

  1. Vencerá a Equipe que no final da prova apresentar o menor número de pontos perdidos. PC DE TEMPO:
  • Para cada minuto atrasado = -1 pontos perdido.
  • Para cada minuto adiantado = -1 pontos perdidos.
  • Até 10 (dez) minutos atrasados ou adiantados, haverá a perda de pontos, acima de 11 minutos haverá perda de -20 pontos (-20)

PC OCULTOS:

  • Para cada minuto atrasado = -2 pontos perdido.
  • Para cada minuto adiantado = -2 pontos perdidos.

 

PC DE DISTÂNCIA

  • Para o acerto exato da distância = +3 pontos
  • Para até 100 m de erro na distância (para mais ou para menos) = +2 pontos
  • Para acima de 100 m de erro na distância (para mais ou para menos)  = + 1 ponto

 

PC DE PROVAS

  • Prova Simples = + 1 ponto
  • Prova Especial= + 3 pontos


 

  1. Poderá haver critérios diferentes para a pontuação de pontos perdidos, que será descrito em planilha e/ou divulgado antes da largada da primeira Equipe.

 

Artigo 14 – Empates

14.1 Serão usados os seguintes critérios no caso de haver empate ao final da Etapa:

1º:: Será declarada vencedora a Equipe que tiver o maior número de 0 (Zero) durante a prova de regularidade.

2º: Será declarada vencedora a Equipe que tiver o maior número de acertos na prova de distâncias.

3º: Será declarada vencedora a Equipe que tiver a melhor performance nas provas de regularidade.

 

Artigo 15 – Pontuação

15.1 Para efeito de Circuito, nas Etapas serão atribuídos pontos para cada colocação conforme segue para todas as categorias: 1º ETAPA / 3º ETAPA E 5º ETAPA

1ª lugar – 20 pontos 2ª lugar – 19 pontos 3ª lugar – 18 pontos 4ª lugar – 17 pontos 5ª lugar – 16 pontos

.......................................................................................................................................

6ª lugar – 15 pontos 7ª lugar – 15 pontos 8ª lugar – 15 pontos 9ª lugar – 15 pontos 10ª lugar –15 pontos 11ª lugar – 15 pontos. 12ª lugar _ 15 pontos 13ª lugar – 15 pontos 14ª lugar – 15 pontos

ATÉ O ULTIMO LUGAR

 

 

Desclassificação – 0 ponto

15.1 Para efeito de Circuito, nas Etapas serão atribuídos pontos para cada colocação conforme segue para todas as categorias: 2º ETAPA / 4º ETAPA NOTURNAS

1ª lugar – 20 pontos 2ª lugar – 19,5 pontos 3ª lugar – 19 pontos 4ª lugar – 18,5 pontos 5ª lugar – 18 pontos


 

.......................................................................................................................................

6ª lugar – 17 pontos 7ª lugar – 17 pontos 8ª lugar – 17 pontos 9ª lugar – 17 pontos 10ª lugar –17 pontos 11ª lugar – 17 pontos. 12ª lugar _ 17 pontos 13ª lugar – 17 pontos 14ª lugar – 17 pontos

ATÉ O ULTIMO LUGAR.

 

 

Desclassificação – 0 ponto

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo 16 – Classificação

16.1 Será declarada campeã a Equipe que obtiver o maior número de pontos na soma de TODAS as Etapas.

 

Artigo 17 – Desclassificação

Será desclassificada a Equipe que:

  1. Romper cercas, caminhar sobre plantações, hortas, etc ou exercer qualquer ato de desrespeito à propriedade alheia e/ou a natureza. Esta penalidade não isenta a Equipe de responder e arcar com responsabilidade, decorrentes do ato, perante os prejudicados.
    1. Mexer em, alterar ou retirar do percurso equipamentos ou marcações feitas pela organização.
    2. Trocar os participantes por outros sem ter comunicado a Organização por escrito.
    3. Obstruir propositalmente a passagem de outra Equipe.
    4. Realizar o percurso, parcial ou totalmente, antes do horário de largada da equipe.
    5. Desacatar as decisões do Diretor de Prova, Resgates e membros da organização.
    6. For flagrada jogando lixo, folhas de planilha, etc nas trilhas.
    7. Qualquer ato prejudicial ao evento ou aos parceiros e patrocinadores.
    8. Intimidações, verbal ou física, palavras obscenas e / ou atos ofensivos, contra integrantes da própria equipe ou de outras equipes, PC`S, resgates, pessoal de apoio, diretor de prova, representantes de patrocinadores ou de parceiros..
    9. Não assinar o termo de responsabilidade na ficha de inscrição.
    10. Não se apresentar ao PC de chegada, ou terminar a prova com menos integrantes do que começou a prova, desde que os que abandonaram a prova tenham avisado o PC da sua desistência.


 

Artigo 18 – Penalidades Especiais

 

  1. Tumultuar o trabalho do PC (-10 Pontos).
    1. Não obedecer ao regulamento ou a instruções de segurança, ou qualquer outra, expressa na planilha ou fornecida por integrante da organização.
    2. A equipe que largar com o número de participantes menor ou maior do que o mínimo ou o máximo estabelecido pelo regulamento sofrerá punições:
  • de menos(-2) pontos

-de 4 minutos de atraso para largada no horário oficial.

  1. A equipe que fizer sua largada com 4 atletas estará desclassificada da etapa, porém ganhará a pontuação mínima (20 pontos) na classificação geral do campeonato.
    1. A equipe que largar com menos de 4 atletas será desclassificada da etapa e terá zero ponto na classificação geral da etapa.
      1. A equipe que somente pagar e não fizer sua largada não tem direito a pontuação nenhuma
    2. Se por qualquer motivo um integrante da Equipe necessitar abandonar a prova, a mesma deverá deixá-lo no PC mais próximo ou com um Resgate da prova, NÃO podendo a mesma dar continuidade na prova sem esse procedimento. Caso contrário, a equipe sofrerá a penalização de 10 pontos.
      1. O abandono da prova por um integrante poderá acarretar em perda de dois pontos dependendo do critério de peso da etapa.
    3. A equipe deverá chegar com no mínimo 2 mulheres. Penalidades:
  • 2 mulheres= 0 ponto
  • 1 mulher = - 20 pontos
  • 0 mulher = - 40 pontos
    1. Desrespeitar a Organização ou os PCs (-10 Pontos).

Portanto, mesmo depois de divulgada a performance da equipe, a mesma NÃO ESTÁ ISENTA de receber tais penalidades.

Artigo 19 – Apresentação das Equipes

  1. Cada Equipe deverá ser apresentada para vistoria (Chek-In), em Local, Data e Horário determinado pela EXTREME. Os integrantes das Equipes deverão estar munidos do comprovante de inscrição.
    1. As Equipes deverão se apresentar em locais determinados pela Organização, no mínimo 1 hora (uma) antes da sua largada.
    2. Ficará a critério da Organização impedir a largada ou continuidade da prova de qualquer Equipe que não reúna condições de segurança mínima exigida.
    3. Entende-se como percurso da prova, desde o Check-In até a divulgação OFICIAL do resultado.

Artigo 20 – Equipamentos de Segurança Obrigatórios

  1. TODAS AS EQUIPES DEVERÃO TER KITS PRIMEIROS SOCORROS.
    1. Lanterna ou Head lamp (em caso de prova noturna), cantil (squeeze) para cada integrante, saco plástico para lixo, cronômetro e ou relógio digital, bússola, caneta e calculadora simples e kit básico de primeiros socorros.
    2. É livre a utilização de qualquer equipamento, eletrônico ou mecânico, que auxilie a


 

Inscrições